O equilíbrio emocional é um ato social | Edição #6
- Professora Fique Bem

- 13 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Permanecer 100% do tempo feliz, motivado, bem-humorado e tranquilo lhe parece algo real? Se antes já era improvável, manter essa tal “estabilidade emocional” em tempos de pandemia tem sido impossível. Mas engana-se quem pensa que é disso que se trata o conceito de equilíbrio emocional.
“Equilíbrio emocional não é virar um ‘alecrim dourado’. É muito mais um movimento do que um estágio que se chega na vida”, conta o nosso convidado Fred Barão, psicólogo especialista em Treinamento & Desenvolvimento pela Griffith University, da Austrália.
Na segunda Live Fique Bem do mês, Fred nos presenteou com a sua presença, sua voz calma e sua energia inspiradora para falar sobre como podemos cultivar o equilíbrio emocional dentro de nós. “Eu gosto muito da imagem daquele monociclo, daquela bicicleta de uma roda só”, compara o psicólogo.
Segundo o convidado, esse equilíbrio está muito ligado à pergunta: “a partir do que o mundo me oferece, eu vou ser ativo ou reativo?”. Para ele, a reatividade nada mais é que a perda de escolha, a terceirização do afeto. O equilíbrio emocional é um passo para a liberdade, a partir do momento em que se relaciona com o conceito de autonomia — o que é bem diferente do individualismo, como ele explica durante o vídeo.
Viajado, Fred Barão lembra de ensinamentos que recebeu durante suas visitas a outros países e os reproduz na live, como bem diz, fazendo o papel de “papagaio de pirata”. Numa linguagem simples e acessível porém, traduz seu vasto conhecimento, como, por exemplo, ao falar sobre depressão e ansiedade a partir de um provérbio. “Se, na minha vida, eu vivo muito no futuro, ou muito no passado, eu faço xixi no presente”, brinca. A ideia da frase é lembrar que, apesar de sermos criados em uma falsa busca pela estabilidade, podemos ter paz no coração, repousando na impermanência do presente.
O encontrou durou apenas uma hora, mas foi repleto de frases marcantes. Assista ao vídeo completo e busque você também cultivar o seu equilíbrio emocional — seja pela vontade, pela necessidade ou pela urgência, o que te motivar. O equilíbrio emocional é um ato social, não individual. Logo, o seu equilíbrio é para o bem de todos, e passa pelo conceito de controle, de consideração, de empatia e de interdependência.
Depois do vídeo, venha aqui nos comentários responder: onde está o seu “quero” neste momento? Estamos curiosíssimos para trocar ideias com vocês.



Comentários