Circo | Edição #5
- Professora Fique Bem

- 1 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Junho 2021
Rir é um ato de resistência. Se, nos últimos anos, essa frase já fazia sentido, imagine agora, diante de tudo o que vem acontecendo no Brasil e no mundo? Nós, professores, sabemos que não tem como fazer graça a todo o momento e nem o queremos. Muitas vezes, é preciso falar sério. Contudo, sabemos que, em certas situações, o humor salva uma explicação, salva uma aula, salva uma situação, nos salva — de corpo e alma.
Neste mês, o Fique Bem foi um pouco além. Ao todo, tivemos quatro lives, uma por semana, para tratar de assuntos muito diferentes, mas que têm conexão com os seres diversos e complexos que somos. Começamos rindo, falando de circo e trazendo um pouco do lúdico para os nossos dias. Nos encontramos com dois palhaços que nos mostraram o quanto dá para levar a vida com leveza. E que delícia que foi essa conversa!
Conversar, em geral, é muito bom e rir também. Mas é sempre melhor quando temos pessoas queridas alinhadas com a nossa conversa e rindo conosco — não da gente. Para isso, tivemos uma segunda live, voltada à Comunicação Não-Violenta, em que conversamos com uma super especialista no assunto. Nela, entendemos um pouco melhor como as palavras podem, sim, ferir. Mas também podem curar.
Falando em violência, o papo ficou ainda mais sério na terceira semana do mês, quando trouxemos uma escritora, jornalista (e professora!) para conversar sobre o papel da escola na luta contra o abuso sexual da criança e do adolescente. Afinal, você saberia o que fazer, professor, se soubesse que algum dos seus alunos passa por uma violência desse tipo?
Para finalizar o mês, depois de tanta variedade, voltamos nossas atenções ao professor, aquele que precisa flutuar entre tantas atribuições, tantos perfis e tantas facetas. Só é possível ser complexo e pleno com organização e uma boa gestão do tempo faz toda a diferença. Falamos, na nossa última live, com um psicólogo que estuda a relação do homem com o tempo — e estamos cheios de dicas imperdíveis!
Além disso tudo, claro que a nossa revista traz ainda muito conteúdo exclusivo, com os nossos colunistas que estão cada vez mais empenhados em dialogar com nós, professores. Que a sua leitura seja prazerosa como foi a nossa escrita e que, com tempo, humor, responsabilidade e empatia, possamos estreitar ainda mais os nossos vínculos nessa rede tão querida.
Um beijo,
Professora Fique Bem





Comentários