Poções para encantamentos | Edição #3
- Flávia Pereira Lima

- 27 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
A coluna chama-se Pedagogia do Encanto mas, cá entre nós, não está fácil encantar. São tantas as preocupações com a família, com os alunos e as alunas, com o país, que manter a “mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo” é um desafio.
Somos profissionais, mães, companheiras, amigas. Somos muitas em uma só. Ao entrar em sala de aula tentamos deixar para fora nossos problemas, mas nem sempre isso é possível. Já me peguei impaciente com meus alunos como reflexo de coisas externas à escola. Também já me curei de dores de cabeça e outros males ao passar pelo batente da porta e encontrar crianças à minha espera, de sorriso no rosto e perguntas na ponta da língua. Vivo as dores e sabores de ser professora, e, fazendo as contas, o saldo é de felicidade.
Há um ano vivemos uma crise sanitária mundial. Há um ano a maioria das escolas está vazia. Há um ano estou sem a convivência com minhas alunas e meus alunos, uma das fontes do meu encantamento. Talvez por isso, nos últimos tempos, tenho recorrido com mais frequência a diferentes poções de encantamento, vindas nos mais variados frascos, para dar aquele up, uma injeção de ânimo, enquanto a injeção da vacina não vem...
Por isso, na coluna deste mês, resolvi compartilhar uma lista das coisas que me fazem bem. Confesso que gosto de listas; gosto mais ainda de ticar frente de algo que fiz. Ô sensação boa. Não é por acaso que adooooro o livro “Listas Fabulosas” da Eva Furnari, aliás, adoro tudo que ela escreve e desenha.
A lista a seguir não é de coisas a se fazer, mas das coisas que me fazem bem. São pequenos goles de encanto, energia, cor e alegria que me ajudam a prosseguir. Então vamos lá:
Poções para ficar encantada
As de frascos de ler contém:
Livros de criança, cheio de belas ilustrações.
Textos de cair o queixo que me fazem pensar assim “Hummm, como eu queria ter escrito isso”.
Livros que me levam para outros lugares.
As de frascos de ver contém:
Séries coreanas (muitas!!!) — os doramas.
Vídeos com resenhas dos doramas coreanos (deu para perceber que eu gosto).
As de frascos de ouvir contém:
Podcast “Não inviabilize”, para entender que a vida real supera e muito as novelas.
Podcast “Foro de Teresina”, porque é bom demais escutar conversa de qualidade de gente inteligente.
Podcast “Mamilos”, porque é bom demais da conta escutar gente que fala com a gente.
Podcast “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes”, para me emocionar com mulheres fortes que tanto fizeram por um mundo melhor.
As de frascos de degustar contém:
Chocolate com uma xícara de café.
Desejo que a sua prateleira tenha muitas poções de frascos, cores e sabores variados. Que novas poções apareçam, que outras se renovem, que algumas se inutilizem. Desejo, principalmente, que você fique bem.
P.S.: Compartilha comigo as suas poções. Podemos conversar no Twitter @fluvelima



Comentários