Corpo | Edição #7
- Professora Fique Bem

- 1 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
Agosto 2021
Por muito tempo, existiu-se um senso comum que pregava que o corpo físico era totalmente desconectado da mente humana. Por isso, muitos de nós crescemos sem preocupações quanto à saúde mental, focando energias e cuidados médicos apenas na “máquina que nos move”, essa estrutura corporal que, segundo aquela velha teoria, segue as “ordens” do nosso cérebro.
Ainda bem que evoluímos! Hoje, a própria OMS ressalta em todas as suas comunicações que saúde, na verdade, compreende o completo bem-estar físico, mental e social. Ou seja, não há saúde plena se vivermos isolados socialmente, se descansarmos menos que o necessário, se nos alimentarmos mal, se não respeitarmos e entendermos as nossas emoções, se não nos exercitarmos ou ainda se cultivarmos relacionamentos tóxicos uns com os outros.
Em agosto, buscamos uma compreensão um pouco mais profunda do nosso corpo — como um todo. Por isso, começamos o mês conversando com uma especialista em psicomotricidade, que nos apresentou melhor a relação corpo e mundo. Na sequência, falamos sobre bem-estar, e descobrimos que não dá para pensar em emoções sem entender os sinais físicos que o nosso corpo nos dá.
Para fechar o mês, trouxemos um vídeo didático sobre estereótipos de gênero — que pode ser usado inclusive em sala de aula, professor. Além disso, os nossos já queridos e conhecidos colunistas nos presentearam mais uma vez com conteúdos exclusivos de fazer os pêlos do braço arrepiar, o coração disparar, o olho brilhar e a mente refletir.
Pronto para ler mais uma edição da cabeça aos pés?
Um beijo,
Professora Fique Bem





Comentários