Projetos com poesia | Edição #1
- Professora Fique Bem

- 16 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Voltando para o assunto do mês de fevereiro, chegou a hora de conhecer como diferentes professores estão incluindo a poesia em suas práticas pedagógicas. No vídeo a seguir, apresentamos a vocês quatro projetos desenvolvidos por colegas, que atuam na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio técnico e no EJA, e que acreditam que, de fato, “poesia rima com escola”.
O vídeo abaixo foi publicado na terceira semana do mês no nosso Youtube e é o primeiro da nossa série “De Professor Para Professor”, na qual vamos dar espaço para docentes divulgarem projetos autorais relacionados à temática do mês.
"Pede Poesia"

Natalie Sena
Igarassu (PE)
Você já pensou em produzir um livro de poemas com alunos do 5º ano do ensino fundamental? Esse projeto teve o objetivo de estimular o gosto pela leitura e produção textual por meio de ações lúdicas, que envolvem desafios contextualizados e interdisciplinares de valorização da escrita autoral.
Os alunos, com idade entre 10 e 14 anos, foram desafiados a produzir conteúdos sobre diferentes temáticas e a divulgar seus trabalhos por meio de diversas linguagens, permitindo um desenvolvimento interdisciplinar do projeto.
"Tem poesia no jardim,
Tem jardim de poesia"

Daniela Mendes
Lavras (MG)
Desenvolvido com crianças da Educação Infantil, com idade entre 3 e 5 anos, o projeto deu destaque à sonoridade das poesias. As crianças puderam se divertir e explorar o gênero textual por meio do ritmo, do cantar, do falar e do recitar.
Além disso, depois de uma primeira atividade, cada sala escolheu uma poesia para trabalhar e apresentar às outras classes por meio de um sarau. As performances das crianças incluíram aspectos das artes, da escrita, de desenhos, de cantos e de dramatizações.
"Colcha de retalhos de Cora Coralina"

Sandra Clara
João Pessoa (PB)
Criado na ECIT-EJA Alice Carneiro, o projeto foi prioritariamente pensado junto a área de humanas, como forma de estimular o gosto pela leitura, bem como despertar a sensibilidade literária, através de um conhecimento mais aprofundado da prosa e poesia, com foco no trabalho de Cora Coralina.
Os alunos produziram uma verdadeira colcha de retalhos, constituída por pedaços de pano estampado e outros pedaços ilustrados com palavras e desenhos que expressassem o entendimento dos alunos sobre a obra da autora. Anualmente, a colcha é atualizada e ampliada com a participação de novos alunos da ECIT-EJA Alice Carneiro
"Recitando e Cantando"

Carlene Cardoso
Parauapebas (PA)
Desenvolvido com crianças de 5 anos, o projeto abordou a obra do poeta José Paulo Paes, do livro Poemas para Brincar. De acordo com a professora, as crianças “respiraram e transpiraram”, trabalhando com a poesia do autor em uma regularidade de duas vezes por semana.
A atividade, que começou com uma roda de leitura entre os alunos, resultou em um sarau literário, que encantou a todos que o presenciaram.



Comentários