Projetos com contação de histórias | Edição #3
- Professora Fique Bem

- 20 de abr. de 2021
- 4 min de leitura
Como levar as técnicas e os prazeres da contação de histórias para o ambiente escolar? Afinal, quais projetos podem ser desenvolvidos sob essa temática, além do convencional? Ser professor e contador de histórias é saber como e quando encantar os alunos, sem deixá-los entediados, e sempre alimentando a sua curiosidade.
Nessa área, alguns professores merecem destaque devido à sua tamanha criatividade! Haja interpretação, carisma e afeto. Confira, no vídeo abaixo, como os professores da rede Fique Bem desenvolveram projetos acadêmicos encantadores, baseados na contação de histórias.
Esse vídeo foi publicado na terceira semana do mês no nosso Canal do Youtube e é o terceiro da nossa série “De Professor Para Professor”, na qual damos espaço para docentes divulgarem projetos autorais relacionados à temática do mês.
"Clube do Livro"

Adriana Azevedo
Belo Horizonte (MG)
Em 2019, a professora que atua em Belo Horizonte (MG) desenvolveu um projeto com seus alunos chamado “Clube do Livro”. Nele, além das crianças leram mais de 20 obras em um único ano. Elas também escreveram contos, que integraram um livro-projeto chamado Contos de Crianças.
"Histórias com Fantoches"

Fátima Belizario
Campinas (SP)
A professora Fátima, de Campinas (SP), tem um projeto de contação de histórias infantis com fantoches, que a enche de orgulho! E não é por menos: os alunos amam ouvir suas histórias e sempre pedem por mais.
"Café Prosa e História"

Michele Pimenta
Lavras (MG)
No centro municipal de Educação Infantil de Lavras (MG), um encontro especial foi criado, para que pais e alunos tivessem uma tarde aconchegante, regada a café e a literatura.
"Histórias fora da escola"

Lucia Cavalcante
Leopoldina (MG)
A professora explica detalhes sobre um projeto de contação de histórias que aconteceu em Leopoldina (MG). O projeto aconteceu com alunos da Educação Infantil e Fundamental.
"Sala de Leitura"

Cláudia Monteiro
Brasília (DF)
A professora conta como usa a literatura para transformar crianças em leitores e tristeza em alegrias, em uma escola localizada em zona periférica, em Brasília (DF).
"Leitura em Ação"

Núbia Oliveira
Santa Rita do Sapucaí (MG)
O Projeto de Leitura em Ação, desenvolvido em uma escola de Santa Rita do Sapucaí (MG), ajudou a estimular a leitura infantil durante o ano de 2020, mesmo com as aulas remotas. De acordo com a professora, o projeto tocou famílias de uma forma especial neste ano de pandemia.
"História para além da contação"

Cláudia Abdalla
Inhumas (GO)
Durante esse projeto, uma vez por semana, a turma do segundo ano tinha um momento de encantamento com contação de histórias. Nele, os alunos eram apresentados aos livros, aos atores e às histórias, com o uso de fantoches e brincadeiras.
"Canta Conto"

Vanessa Ribeiro
Belo Horizonte (MG)
Em Belo Horizonte, a professora desenvolveu o projeto Canta Conto, que une música e literatura. Segundo ela, o maior orgulho frente a esse projeto são as conversas e até mesmo o silêncio que surgiam após os contos.
"Florescer"

Eriziane de Moura
Catalão (GO)
O Projeto Florescer é um projeto de contação de histórias que é desenvolvido com turmas do 1º ao 5º ano em Catalão (GO). Era para ser curto, mas causou tanto impacto em toda a comunidade escolar que foi prolongado para todo o ano letivo.
"Se Liga no Meu Canal"

Nathalie Sena
Abreu e Lima (PE)
A professora conta sobre o projeto “Se liga no meu canal: práticas de incentivo à leitura e à escrita no novo normal”. Nesse projeto, narrativas são criadas em vídeo, que são publicados em um canal no Youtube.
"História em teatro"

Patrícia dos Santos
Ribeirão das Neves (MG)
Em Ribeirão das Neves (MG), a professora Patrícia conta sobre uma releitura dos Três Porquinhos, feita em sua oficina, na qual os alunos focaram no assunto bullying.
"Hora do Encontamento"

Paulo Caires
Limeira (SP)
O bibliotecário Paulo conta sobre o projeto Hora do Encontamento, que mistura “conto” e “encanto”. O foco do projeto é fomentar a leitura e, para isso, diferentes obras da literatura são frequentemente apresentadas aos alunos, de forma simples, mas encantadora.
"Quem conta um conto imagina vários contos"

Thais Mardegan
Piracicaba (SP)
Professora da Gaia+ Lab, em Piracicaba (SP), Thaisinha conta sobre o projeto “Quem conta um conto imagina vários contos lá em Siricutico”.
"Eu Gosto de Ler"

Michelle Pires
Catalão (GO)
Com as aulas remotas, a professora Michelle teve que adaptar o seu projeto “Eu gosto de Ler”, para o ensino remoto. De acordo com ela, o projeto é um sucesso, pois cria uma leitura coletiva com os alunos.
"Meus Contos"

Giovany Moreira
Lavras (MG)
O projeto “Meus Contos” foi elaborado pelo professor de Educação Física Giovany. A ideia foi incluir os pais na prática educativa e criar uma espécie de competição entre os alunos, a partir da literatura.
"Contação na Biblioteca"

Sueli Mota
Paulínia (SP)
A professora Sueli conta sobre a importância da contação de histórias durante tempos modernos. Sueli conta sobre um projeto do qual participou, que protagonizava a prática de contação na formação de novos leitores.
"Sarau Literário"

Cláudia Castro
Lavras (MG)
Vendo a precariedade cultural e a desmotivação pela leitura, a professora e coordenadora Cláudia Castro desenvolveu um projeto que mesclou cultura, arte e literatura. Trabalhando músicas de grandes artistas brasileiros, ela liderou um sarau literário em que alunos resgataram nossa cultura e o prazer pela literatura.
"A Hora do Conto"

Graziele Souza
Belo Horizonte (MG)
Coordenadora do programa Escola Integrada, Graziele lidera “A Hora do Conto”. Em formato de podcast, o projeto trabalhou com autores nacionais e internacionais, explorando suas vidas e suas histórias.
"Histórias ao Vento ou Palavras ao Vento"

Joceane Araújo
Pé de Serra (BA)
Com o projeto “Histórias ao Vento” ou “Palavras ao Vento”, Joceane promoveu um banquete literário em que alunos serviam, uns aos outros, histórias e palavras. A degustação de diferentes leituras incentivou os alunos a buscarem conhecer mais sobre as histórias compartilhadas.
"Estação das Histórias"

Ivy Stela
Goiânia (GO)
Por fim, a professora Ivy Stela apresentou uma de suas narrativas favoritas para o público do Fique Bem. O projeto “Estação das Histórias” é desenvolvido pela nossa colega com muito entusiasmo e alegria.



Comentários