Professores que inspiram | Lucila Diniz
- Professora Fique Bem

- 2 de out. de 2020
- 1 min de leitura
Conheça a professora Lucila Diniz, de Macapá (AP), que atua com povos indígenas
Olá, professora! Olá, professor!
Esta é a publicação #21 do Fique Bem, projeto desenvolvido pela ONG Gaia+ entre 2020 e 2023. Sabemos que professores são profissionais que pensam constantemente nos seus alunos, sejam crianças, adolescentes, jovens ou adultos. Por isso, preparamos vídeos e guias que podem ser levados para a sala de aula.
A professora Lucila Diniz é de Macapá (AP). Ela iniciou no magistério lecionando em áreas indígenas (1986). Graduada em Pedagogia e Pós Graduada em Tecnologia Educacional e Gestão do Trabalho Pedagógico, já lecionou do ensino infantil até o ensino superior. Desde 2014 vem pesquisando como a mediação de conflitos e as práticas restaurativas podem contribuir para melhorar o processo educacional e nas relações pessoais. Foi vencedora do 8º Prêmio Professores do Brasil – MEC, 2014.
Lucila mergulhou na alfabetização em português de povos originários. No entanto, a barreira da língua era clara, pois fonemas em português não existiam nas línguas das pessoas com quem ela estava atuando. Foi então que com a ajuda de missionários fluentes montou uma cartilha das correspondências de sons entre o português e as línguas originais.
Com toda essa vivência, Lucila deseja que todos os professores:
Sejam pesquisadores. Que observem bastante a realidade onde os seus alunos estão inseridos, onde as pessoas estão inseridas.
Este vídeo foi publicado no dia 02 de outubro de 2020. O uso é público desde que citada a autoria.





Comentários